Matrizes - o que são e como são representadas?

O BLOG DO MESTRE


Matrizes são tabelas em que se dispõe um conjunto numérico. Cada um destes números é denominado elemento da matriz. Elas possuem, por convenção, nomes em letras maiúsculas e seus elementos a respectiva minúscula. Funcionam como mecanismo de resolução de sistemas lineares.

Exemplo:   








          Veja que a nomenclatura dos elementos é dada pelo número da linha seguido pelo número da coluna. Após o nome da matriz, visualizamos o número de linhas e colunas na forma mn também dita m x n.  Os elementos, também chamados entradas da matriz, são reconhecidos pela linha e coluna que ocupam nesta. São denotados da seguinte maneira:



Quando m=n, a matriz possui o mesmo número de linhas e colunas e é denominada QUADRADA, não são repetidos m e n ao lado do nome da matriz e diz-se que a matriz tem ordem m. Exemplos:






Se uma matriz possuir apenas uma linha, ela é chamada de MATRIZ LINHA. Nesse caso, m=1 e os elementos e o tipo de matriz são da seguinte forma:



Se uma matriz possuir apenas uma coluna, ela é chamada MATRIZ COLUNA. Quando isso acontece, n=1 e temos o seguinte modelo:



Há diferentes tipos de matrizes além da matriz linha e da matriz coluna. É possível realizar operações com matrizes, mas há propriedades que se aplicam a outros tipos de operações e que não são válidas para matrizes como a propriedade comutativa da multiplicação.
       

Postar um comentário

3 Comentários

  1. poderia me explicar oque e são operações e propriedades na matriz, pois nao to conseguindo achar nada do tipo e tenho um trabalho escolar pra estregar em duas semanas e estou com esse problema me atrapalhando!!

    ResponderExcluir
  2. Olá. @Unknown! Veja: http://www.oblogdomestre.com.br/2012/03/operacoes-com-matrizes-i.html

    ResponderExcluir
  3. Também podes ver: http://www.oblogdomestre.com.br/2012/03/alguns-conceitos-de-matrizes-especiais.html

    ResponderExcluir

Seu comentário será publicado em breve e sua dúvida ou sugestão vista pelo Mestre Blogueiro. Caso queira comentar usando o Facebook, basta usar a caixa logo abaixo desta. Não aceitamos comentários com links. Muito obrigado!

NÃO ESQUEÇA DE SEGUIR O BLOG DO MESTRE NAS REDES SOCIAIS (PELO MENU ≡ OU PELA BARRA LATERAL - OU INFERIOR NO MOBILE) E ACOMPANHE AS NOVIDADES!