Doenças típicas dos meses mais frios


As doenças típicas do frio são causadas, na sua maioria, por vírus, sendo mais difícil a prevenção pela constante mutação gênica pela qual estes passam. Crianças, gestantes e idosos são mais vulneráveis ao ataque dos vírus. No caso das crianças, é bom evitar o contato pessoas contaminadas por doenças respiratórias, principalmente, por que as vias áreas delas são menores e mais facilmente obstruídas, bem como o sistema imune infantil é menos desenvolvido que o de um adulto.
Algumas doenças típicas dos meses frios são:

Asma:

Doença inflamatória crônica das vias aéreas. Causa tosse, chiado, aperto no peito e dificuldade para respirar.

Amigdalite:

Inflamação das tonsilas palatinas (órgãos do sistema linfático, antes chamadas amigdalas), que provoca dor de garganta, febre e inchaço na região do pescoço. Pode acarretar indisposição.

Bronquite:

Inflamação dos brônquios. Pode haver ligação com alergias, gerando tosse seca e chiado, seguida de dor no peito, mal estar e febre.

Gripe:

Os vários tipos da gripe são causados pelos vírus Influenza. É contagiosa e pode causar problemas respiratórios, dores de garganta, febre, dores no corpo e de cabeça, espirros e coriza. Um modo de prevenção é a vacina.
A vacinação contra a gripe começa neste sábado, 05 de maio de 2012, em todo o país, e encerra dia 25. Serão imunizados: crianças, gestantes e idosos; contra dos tipos de Influenza A (H1N1 e H3N2) bem como o tipo B. Crianças que forem vacinadas pela primeira vez nesta campanha, precisarão receber nova dose após trinta dias. As demais crianças, gestantes e idosos receberão dose única da vacina.
A vacina não provoca a gripe, pois é feita com vírus atenuados (que não são capazes de atingir o ser humano), mas que são reconhecidos como se fossem os próprios vírus que têm capacidade de causar a gripe. Dessa forma, o corpo produz anticorpos por antecipação, gerando células de memória que defenderão o organismo de maneira rápida e eficiente no caso de ataque futuro. Todavia, estas células de memória vão-se escasseando após certo tempo, e devido à mutação dos vírus, é preciso imunizar-se todos os anos.
Outra ferramenta de combate contra a gripe é a ingestão de alimentos com Ácido Ascórbico (Vitamina C), presente em algumas frutas como limão, laranja, goiaba... (Veja mais em: Por que comer frutas?).

Resfriado:

Confundido muitas vezes com a gripe, é uma infecção leve. Esta confusão ocorre pela semelhança de sintomas, comum no dia-a-dia e em campanhas publicitárias de remédios contra a gripe, onde uma pessoa espirra e outra sai dizendo que é gripe. Esta ideia induz ao erro, pois alguns sintomas são comuns à diversas doenças. Muitos indivíduos infectados pelo vírus da dengue pensaram estar gripados e ingeriram remédios à base de Ácido Acetil Salicílico, que agrava a doença ao quadro hemorrágico. Por isso é importante consultar um médico antes de se automedicar.
 Não há tratamento, apenas medidas de controle dos sintomas, como febre, coriza e congestão nasal; pois é causada por milhares de vírus diferentes.

Otite:

Infecção na orelha causada por vírus e bactérias. É bastante comum em crianças, causando dores intensas e desconforto. □ 

Postar um comentário

0 Comentários