Algumas palavrinhas e expressões da língua portuguesa. (IV)


Cerne – parte central das árvores, composta por células mortas e substâncias de reserva. Maior quantidade de cerne indica que a madeira possui maior durabilidade.

Apaziguar – Promover a paz em situação conflituosa, acalmar os ânimos.

Sofreguidão – Avidez, ansiedade em findar situação difícil e sofrimentos.

Zapear – Mudar de canal constantemente. Navegar por páginas da web.

Corrosão – Processo espontâneo de oxidação de metais, para o qual há inúmeras técnicas de prevenção, como pintura e galvanização.

Integração – Sinônimo de união, o que aconteceu nos âmbitos econômico e de comunicação, mas não no social. Procedimento realizado para o cálculo da área sob a curva de diversas funções, ditas integráveis, o que pode ser considerado o procedimento inverso ao da diferenciação / derivação.

Democracia – Buscada ao longo da história, a democracia é uma característica da organização do Estado em que todos os cidadãos têm direito de participação política, por meio de seus representantes eleitos por meio do voto. Este é o conceito ideal.

Geração Z – Termo que designa a nova geração de crianças que já nascem conectadas à rede e ambientadas com a tecnologia. As crianças da década.

Contêiner – Termo aportuguesado que designa recipiente metálico geralmente utilizado para o transporte de grandes volumes de carga. Ou como estrutura para loja de vestuário, por inovação de um empresário do ramo.

Quiuí – Outro termo aportuguesado que denomina fruta suculenta, de cor amarelo a esverdeado, originária da Ásia.

Bicho Carpinteiro – Animal que surgiu do engano de algum indivíduo ao longo da história que escutou bicho pelo corpo inteiro. Coceira, inquietude.

Supercenter – Modalidade de supermercado que possui pequeno conjunto de lojas anexas em sua estrutura. Benéfico para as lojas e para o supermercado que congregam de uma mesma estrutura, seguindo o princípio de ‘estar pertinho’ dos shoppings e centros comerciais.

Instituto - Sinônimo de Salão de cabeleireiro (a) em algumas regiões do país.

Autarquia – Faz parte da Administração Pública Indireta, sendo gerida pelo Estado, mas possuindo sede e patrimônio próprio. Alguns exemplos são a Previdência Social e as Entidades de classe como o CREA, a OAB, CRM, etc.

Quixotesco – Romântico, sonhador, assim como Dom Quixote de La Mancha antes de sua depressão.


Postar um comentário

0 Comentários