RIO + 20


Como todas as decisões políticas, em qualquer escala, um dos maiores impasses é a aplicação de recursos por meio de um fundo global de financiamento de redução de impactos, através de iniciativas variadas. Todos os governos se reúnem, novamente, para discutir quem irá desembolsar estes recursos; bem como usar de discursos ideológicos e acusações, como o dirigente político do Irã e outros o fizeram. Haverá, afinal, algum resultado após toda esta conferência?
O documento final emitido é alvo de inúmeras críticas, reflexo deste impasse previsível entre governos. Todavia, um aspecto em todas as pomposidades inseridas no contexto da Rio + 20 é interessante: durante todas as conferências o tema ‘Preservação Ambiental e Redução de Impactos’ recebeu destaque e, certamente foi discutido em outras ‘conferências’ que não receberam toda a atenção que esta reunião global, mas que podem se traduzir em resultados efetivos, pois as grandes mudanças podem sim começar de iniciativas individuais, desde que estas passem a crescer e se multiplicar. A hashtag '#rioplussocial' apareceu, durante o evento em 2º lugar entre os assuntos mais comentados do Twitter no Brasil.

CNBB


Ainda há indivíduos, desde leigos até cientistas, que são céticos em relação ao Aquecimento Global. Ou por falta de vontade de mudar seus hábitos e adequá-los à nova realidade de vida sustentável, ou por descrédito nos efeitos. Neste ponto, há dúvidas entre os cientistas, no sentido de não saber com precisão todos os efeitos do Aquecimento Global, mas isto não indica que as previsões sejam ruins tampouco que não reflitam um futuro alarmante. Segundo uma enquete feita com 1.756 cientistas pelo jornal britânico The Guardian, 90% deles não acreditam que será possível evitar um aquecimento global acima de 2 graus Celsius, um limite para consequências catastróficas. Eles estimam que o aumento médio de temperatura até o final do século será de aproximadamente 4 a 5 graus. Só esta projeção já é suficiente para que entendamos a real necessidade de uma mudança em nossos hábitos, e deveria ser de claro entendimento dos governantes que têm como princípio de trabalho (ideal) atender aos interesses dos governados.
Não Vamos esperar a Rio + 40 ...  

Veja também: (Tecnologia e Softwares) Matrizes em Portugol e C#

Postar um comentário

0 Comentários