Sacolas descartáveis, vidas descartadas.

Olimpíada de Língua Portuguesa
Trairi é uma cidade litorânea do Estado do Ceará, atrativa por suas belezas naturais, fazendo-a bastante procurada, tanto por turistas brasileiros como estrangeiros, o que tem contribuído gradativamente para a degradação do meio ambiente, principalmente pelo uso indiscriminado das sacolas plásticas.
Diante desse problema, foi realizado um projeto ambiental em uma escola do município, propondo a sua substituição por sacolas ecologicamente corretas, como as sacolas retornáveis. Essa proposição dividiu opiniões. Devemos substituir as sacolas plásticas por retornáveis?
O fato de elas serem atóxicas, inertes, leves e de distribuição gratuita, as fazem cada vez mais populares. A quantidade de sacolas encontradas nas calçadas, açudes e até mesmo voando pelo espaço é enorme.
Na pesquisa realizada pelo projeto foi constatado que 34% do comércio varejista de Trairi distribui mensalmente cerca de 18.750 sacolas plásticas. Um número alarmante, que provoca enormes impactos ao meio ambiente. Sem dúvida, os problemas gerados pelo uso são enormes. Sua não biodegradabilidade e os gases produzidos durante sua incineração são algumas das dificuldades encontradas. Além disso, as sacolas podem ir para o mar e matar milhares de animais ou para os bueiros e causar inundações.
Os que são contrários à substituição dizem que elas são muito úteis, fáceis de manusear, e com isso muitos iriam ficar desempregados devido ao fechamento de algumas fábricas de sacolas.
A maioria das pessoas que discorda da substituição desconhece seus efeitos.
Os que são a favor afirmam que é necessário substituí-las, pois causam sérios riscos ao meio ambiente e, com certeza, a vida da nossa cidade fica comprometida.
Segundo o secretário do Turismo e Meio Ambiente, ainda não há políticas públicas enraizadas que tenham procurado soluções efetivas para os problemas ambientais como o uso abusivo das sacolas plásticas.
Penso que devem ser empreendidas ações que visem amenizar o seu uso, tomando medidas urgentes e necessárias para minimizar os impactos já provocados pelos anos de uso irresponsável dessas sacolas. Mesmo tendo um pequeno custo, é necessário que haja a substituição, assim como a aplicação de políticas públicas emergenciais que visem reduzir os problemas e garantir a preservação da vida, não só do nosso município, mas do planeta.
Portanto, a melhor alternativa seria a não utilização dessas sacolas, pois de um jeito ou de outro elas irão prejudicar o meio em que vivemos. 

MESQUITA, Débora Rodrigues. 

Veja também: (Variedades) Os Deuses do Olimpo que se cuidem

Postar um comentário

0 Comentários