Algumas palavrinhas e expressões da língua portuguesa. (VI)


Mitomania – Nome dado à vida de um indivíduo sustentada por mentiras, ou à compulsão por mentir, mais precisamente.

Latente – Algo que está escondido, dissimulado.

Justo – Às vezes fica difícil pensar neste vocábulo como um adjetivo humano, apesar de que ocorra e as leis o impeçam de ser proferido. Assim, é preferível a definição de coisa ou objeto apertado, adaptado às necessidades.

Truncar – Ato de retirar o tronco de uma árvore. Este verbo também designa eliminar algo que seja desnecessário, sendo usado no lema dos escritores da escola literária arcadista. Sinônimo de mutilar.

Penhor – Sinônimo de garantia, nosso Hino Nacional nos faz afirmar que garantiremos a soberania de nosso país nem que tenhamos de perder a própria vida. Deste significado também surgiu a modalidade de empréstimo baseada na entrega de um bem, guardado pelo credor, como penhor ou garantia do pagamento da dívida.

Marquise – Cobertura externa na fachada de um edifício, geralmente em chapa de concreto. Necessita boa impermeabilização para que seja durável e não ofereça riscos ao longo do tempo, isto em conjunto com estrutura adequada.

Fotocromático – Algo que muda de cor conforme a incidência de luz.

Martelo – Ferramenta da carpintaria utilizada na manipulação de pregos. Nome atribuídos a um dos ossos do ouvido interno.

Pirigosa – Na Bahia, a piriguete da terceira idade, que assumiu o estilo de vida característico nesta etapa da vida. (Piri – piriguete, gosa – idosa)

Pirilogia – Em breve, o ramo da antropologia que estudará a fundo todas as vertentes do ato de ser Piriguete. Quem sabe, no futuro...

Obséquio – Termo usado como sinônimo de favor, na expressão equivalente ‘por obséquio’.

Trumbicar-se – Gíria usada como sinônimo de dar-se mal, usada inclusive na música sertaneja por Léo Canhoto e Robertinho.

Archote – Tocha com corda grossa de esparto embebida de material inflamável usada para iluminação, sendo um forma arcaica. Em filmes que retratam a Idade Média, pode ser facilmente visto.

Adjunto Adnominal – Compondo o sujeito de uma oração há o(s) núcleo(s) e os demais elementos como artigos, preposições, etc. A estes outros elementos que compõem o sintagma nominal damos o nome de adjuntos adnominais.

Curica - Sinônimo de empregada doméstica, ainda mais após a popularização do termo por Chayene, personagem de Cláudia Abreu em Cheias de Charme, o termo também designa uma espécie de papagaio, o papagaio-do-mangue.

Proselitismo – Algo que se destina à busca de adeptos a uma determinada doutrina, sendo prosélito um sinônimo de adepto. Às vezes o Proselitismo ocorre por meio da força ou de repetição continuada.

Cinética – Seu significado está intimamente ligado com o movimento, tanto que nomeia a energia gerada durante o movimento. Alguns ônibus mais modernos aproveitam esta energia e a usam como combustível.

Entas – Muitos consideram uma dádiva de Deus poder acumular entas: cinquenta, sessenta, setenta, oitenta... Outros os culpam pela vinda de seus problemas de saúde.

Energúmeno – pessoa que realiza inúmeras atividades e não possui sucesso em nenhuma, desastrado, o dinâmico sem sucesso. □ 

Veja também: (Mensagens e poesias) Tempo nublado

Postar um comentário

0 Comentários