O melhor de dois Mundos?


Dois grandes lançamentos vêm gerando expectativas por quem gosta de tecnologia, sendo eles o Sistema Operacional Windows 8 e o tablet Surface, marcados para o dia 26 de outubro de 2012. Ambos possuem configurações diferenciadas e vêm promovendo decepções e alegrias em série.
A nova interface Metro UI já era utilizada nos smartphones com Windows Phone, o sistema operacional da Microsoft, baseada em formas retas, em que os ícones dos programas são brancos envoltos por retângulos coloridos, conforme já fora apresentado no post ‘Windows 8 Consumer Preview’. Efeitos de transparência como o Aero foram praticamente suprimidos, a não ser em uma leve translucidez na barra de ferramentas:

win8.br

Como se pode observar, a sequência de ícones do sistema foi mantida, segundo sites de informática, para manter algo já conhecido no novo sistema, para que o usuário do sistema anterior possa ‘sentir-se em casa’. Os novos programas como o Office 365 (2013) e Visual Studio 2012, sites da empresa, e-mail Outlook, etc. já disponíveis para usuários do Windows 7 possuem o novo estilo para o qual os Windows caminham, e a entrada da Microsoft no ramo dos tablets tem muito a ver com esta mudança radical.

Microsoft – Divulgação.


Os tablets possuem capacidade de processamento inferior aos notebooks e desktops aos quais todos nós já estamos acostumados. Assim como o iPad da Apple, que possui um sistema operacional semelhante visualmente ao disponível nos computadores comercializados pela marca. Seguindo o mesmo caminho, a Microsoft um sistema operacional a ser usado tanto nos tablets quanto nos PC’s. Precisando se adequar aos dois, os efeitos visuais como transparências, sombras, reflexos e brilhos foram praticamente banidos, o que gera um consumo de memória RAM menor e exige placas de vídeo menos potentes. Vários recursos foram mantidos e a ribbon foi estendida ao Windows Explorer, o que facilita a realização de tarefas simples como copiar e colar pastas e arquivos. A supressão do ícone do menu Iniciar cria um vazio na área de trabalho pois, na evolução do Windows ao longo das últimas edições, sempre se buscou suprimir os menus clássicos e substituí-los por elementos que se adequassem ao espaço disponível, como  ribbons e telas especiais. Isto foi feito, porém o acesso a página Iniciar é feita por um menu lateral que não fica ancorado, ou seja, uma contradição completa. Seria mais interessante o acesso a Página Iniciar pelo ícone no local clássico. As mudanças são maiores e certamente há mais pontos positivos e negativos dentro este novo sistema.
Com todas estas novidades, uma impressão fica latente ao usar os aplicativos destinados ao novo sistema: estamos evoluindo em tecnologia, entretanto os novos computadores ficaram com um aspecto ultrapassado levemente mais colorido. Veja estas imagens do MS Office 2010 e do MS Office 2013:





Para comprovar esta impressão, observemos os ícones do MS Office Word XP e do MS Office 2013, respectivamente:


Se não conhecêssemos a evolução do MS Office, seria possível intuir que as duas versões são consecutivas. A proposta de trazer o melhor de dois mundos, após ver estas e outras comparações, fez com que, pelo menos no visual, muitos desaprovassem o novo sistema de cara. Mudanças são sempre bem-vindas, mas devem ser feitas com bom senso e de forma mais gradual. A Microsoft não deseja mais que tantos usuários se mantenham fiéis a um Sistema anterior como o XP ou anteriores, mas na transição eles precisam perceber que estão em um computador que pareça ser realmente novo: provavelmente muitos deles irão adiar ainda mais esta transição.

Veja também: (Variedades) Criança Esperança 2012

Postar um comentário

0 Comentários