Um olhar na Madrugada


Um olhar na Madrugada é o primeiro livro da escritora gaúcha Laurita Baldi. Possui 288 páginas é foi impresso pela Editora Alcance. A história do Rio Grande do Sul é encantadora e, reescrita sob novas e suaves nuances se torna ainda mais surpreendente, começando justamente pela página da História Gaúcha de maior destaque: a Revolução Farroupilha. 
 
Apesar de que o tempo tenha passado, pois a maior parte da história se passa entre as décadas de 1920 a 1980, e as situações vividas pelas três gerações de mulheres da família de Bárbara sejam completamente diferentes, a coragem se perpetua pelo sangue. A personalidade forte do gaúcho se faz ainda mais potencial na neta de Bárbara, Laís, fruto de um amor proibido, cujo temperamento se assemelha em muito ao pai biológico. A estrela D’Alva ou, para os gaúchos, estrela Boeira, é usada como um dos símbolos que une todas estas gerações.
 
Laurita pôs um toque de delicadeza feminina, que se faz presente com perfeitas descrições desde os cenários aos trajes, causos, costumes, tradições das personagens, aos sentimentos e aspirações; a emoção é um dos maiores açafrões de Um olhar na Madrugada.
 
O sentimento do gaúcho livre, forte, buscando traçar os rumos para sua vida e seu estado de acordo com o futuro que deseja. Quem é gaúcho sente ainda mais orgulho de sê-lo, e quem não é passa a admirá-lo. Vale pena conferir. □  

Veja também: (Mensagens e poesias) A Última Folha

Postar um comentário

0 Comentários