Brazuca é o nome da bola da Copa do Mundo FIFA ™ 2014


Em uma votação inédita, desta vez foram os torcedores que escolheram o nome da bola que será usada nos jogos da Copa do Mundo FIFA ™: Brazuca. A votação fora realizada pelo site globoesporte.com, entre três opções de escolha: Brazuca, Bossa Nova e Carnavalesca. Tais nomes receberam 77,8, 14,6 e 7,6%, respectivamente; em um total de 1 119 539 votos.
Incontestavelmente, o termo Brazuca trouxe o contexto plural do Brasil, que possui enorme variedade de culturas regionais, e era o termo que melhor destacaria esta característica. Pronunciando-se a respeito, pelo site oficial, a FIFA justificou a escolha: "um termo informal, utilizado pelos brasileiros para descrever o orgulho nacional pelo estilo de vida do país. Simboliza emoção, orgulho e boa vontade com todos, de forma semelhante à abordagem local ao futebol.".
Conforme divulgado no globoesporte.com, Zagallo, jogador, auxiliar e técnico brasileiro em Copas do Mundo, Roberto Carlos, titular do penta em 2002, e Carlos Alberto Torres, capitão do Tri no México são alguns daqueles que torceram pela escolha do nome. Para Zagallo, ‘Brazuca tem mais cara de barulho, cara de Seleção, cara de vitória.’; para Torres, ‘É mais fácil para os estrangeiros e é um nome legal. É uma espécie de apelido dos brasileiros que moram fora do país’.
Os filhos e netos de Tom Jobim, como já era de se esperar, apoiaram a candidatura do nome ‘Bossa Nova’. Não se pode esquecer que uma das músicas brasileiras mais tocadas no mundo é Garota de Ipanema, de composição conjunta de Tom e Vinícius.
Outros nomes de bolas oficiais de Copas do Mundo foram Telstar© (1970 - México  e 1974 - Alemanha), Chile© (1974 - Alemanha), Tango© (1978 - Argentina), Tango España© (1982 - Espanha), Azteca© (1986 - México), Etrusco Unico© (1990 - Itália), Questra© (1994 – Estados Unidos da América), Tricolore© (1998 - França), Fevernova© (2002 – Coreia/ Japão), Plus Teamgeist© (2006 - Alemanha) e Jabulani© (2010 – África do Sul).
O design da Brazuca ainda será definido e a sua primeira utilização está prevista para o Dia dos Namorados de 2014, na Arena Corinthians, em São Paulo. A Brazuca (ou melhor, as Brazucas), será produzida em uma fábrica alemã. □ 

Veja também: (Literatura) Sexto trecho de: Morte e Vida Severina

Postar um comentário

0 Comentários