Picasso & Guernica


Pablo Picasso (25.out.1881 – 08.abr.1973) é um famoso artista plástico espanhol, que ficou conhecido por suas diferentes pinturas, com destaque para a sua participação no movimento de vanguarda cubista e pela obra Guernica que, ao contrário do modelo de arte que vinha surgindo e que se consolidou na era contemporânea, possuía um significado bem claro e visível.
Desde pequeno, seu talento era notável, e assim foi descoberto facilmente, pois seu pai José Ruiz Blasco era professor de desenho e pintura. Nasceu em Málaga, concluiu seus estudos em Barcelona e trabalhou em solo francês, que era o berço artístico europeu. Costuma-se dividir a obra do artista de acordo com as cores mais usadas em seus quadros. Na fase azul, entre os anos de 1901-04, receberam destaque os elementos marginalizados da sociedade. Entre 1905 a 1907, a conotação lírica se faz presente, com o uso e abuso de rosa e vermelho, fato que seria explicado por seu envolvimento com seu primeiro grande amor, Fernande Olivier. Há quem afirme que a cada nova mulher, uma nova carreira artística surgia.
  Com a influência de Cézanne, desenvolve o cubismo, que é uma forma de construção artística em que se sobrepõem figuras geométricas e há variação nos tons de cores onde há sobreposição. Esta técnica permitia a sobreposição de elementos sobre a tela, como colagens. Logo antes, inspirado pelas esculturas afro-ibéricas, pintou Les Demoiselles d'Avignon (1907), deixando definitivamente o jeito rosado de pintar. Já em 1937, durante a Guerra Civil espanhola, que já durava um ano e se estenderia por mais dois, surgiu a obra expressionista Guernica. Indagado por um totalitário da época, se esta obra era dele, Picasso respondeu: ‘Não, esta é uma obra de vocês.’ Outra obra do artista de mesmo cunho foi Matança na Coreia. Veja a imagem:

Guernica
Obra de Picasso
[Vander Dissenha] 

Em 1925, antes da Guerra Civil, o expressionismo foi açafrão de sua obra, ilustrando suas dificuldades pessoais, tanto na pintura, quanto na escultura. Na década de 40, retoma as temáticas iniciais e amplia sua gama de ramos artísticos, fazendo ainda mais pinturas, esculturas e cerâmicas. No ano de 1961, já isolado da Espanha por ser partidário republicano, casa-se com Jacqueline Roque, levando uma vida cada vez mais reservada. Ao chegar aos 87, retoma ainda mais às origens, retratando momentos de juventude: circos, teatros, touradas... Picasso veio a falecer aos 91 anos, em 1973, próximo a Cannes, na França.  

Algumas obras de Picasso além de Guernica:

Les Demoiselles d'Avignon (1907)
Obra de Picasso
[Pendura Essa] 

O Beijo (1969)
Obra de Picasso
[eXtrAQuaDro]

Verre et Pichet (1944)
Obra de Picasso
[Estadão] 

Two Characters (1934)
Obra de Picasso
[Cattani Simone] 

Autorretrato (1907)
Obra de Picasso
[E.M. Pedro Biscaia] 

Mais algumas obras de Pablo Picasso:

[UrielArte] 

[A Jornada da Alma] 

[Webfolioaula] 

[Portal da Hora]  

Postar um comentário

0 Comentários