Princípios Básicos do Excel (II)


(Veja mais posts desta série clicando o menu Tecnologia e Softwares) 

Neste post veremos como transpor dados de uma planilha para outra, trabalhar com o endereçamento absoluto.
Abrindo o MS Office Excel, é possível ver que há três planilhas em branco, por padrão, as quais se pode acrescer mais planilhas (clicando no botão ao lado do nome destas), sendo possível desfazê-las depois. Clicando com o mouse sobre o botão de seleção da planilha, é possível renomeá-la através de um menu.



Na primeira planilha, à qual chamamos Planilha Renomeada, iremos colocar os valores de custos de uma casa em um dado mês.



À segunda planilha chamaremos de gasto anual, na qual colocaremos o custo de cada mês. Suponhamos que os valores são do mês de março, então incluiremos o valor do total de custos da planilha anterior. Isto pode ser feito da forma Plan!X1. Veja:


Assim, o programa copiará o valor de uma planilha para outra, sem que seja necessário redigitá-lo.
Suponhamos agora outro tipo de orçamento. Na terceira planilha, à qual chamaremos Transporte, colocaremos um orçamento para a venda de produtos pela internet, e um valor fixo de frete para cada um dos itens. Primeiro, montaremos uma planilha assim:



Como vimos no post anterior desta série, o endereçamento relativo é um recurso que permite ao programa perceber um comportamento comum no uso das funções e estabelecer um padrão. Entretanto, precisamos manter o valor do frete fixo, e possibilitar a troca fácil a cada reajuste, sem precisar redigitá-lo em cada fórmula. É aí que vêm o Endereçamento Absoluto. Para cada coordenada que desejamos manter, usamos o símbolo ( $ ) antes do nome da linha e/ou coluna na fórmula, da forma $Coluna$Fileira. Usaremos a fórmula =B8*(C8+$B$4), na primeira linha. Veja:


Ao copiar a função para as demais células, percebemos que o valor do frete foi mantido.



Agora é só usar o recurso Auto soma e calcular o valor total.
No próximo post desta série, veremos como calcular funções matemáticas, organizar gráficos e dados, além de calcular derivadas e integrais usando o Excel. □ 

Veja também: (Matemática) Espaços Vetoriais

Postar um comentário

0 Comentários