Núcleo, Injetividade e Sobrejetividade de uma Transformação Linear.

Álgebra Linear 




O BLOG DO MESTRE



Assim como nas funções que envolvem os espaços vetoriais dos números reais, também é válido falar em injetividade e sobrejetividade nas transformações lineares. Para falar nestas duas características em Aplicações lineares, é preciso introduzir o conceito de núcleo e imagem.
Núcleo é o conjunto de todos os vetores em que T é aplicada e resulta no vetor nulo do espaço vetorial contradomínio. Ou seja, dada T: U Þ V; o núcleo é o conjunto N(T) = {u E U / T(u) = 0} Veja um exemplo:

1 – Descubra o núcleo de T: R2 Þ R2 dada por T(x, y) = (2x, 3x).
De acordo com a definição, N(T) = {(x,y) E R2/ T(x,y) = 0}.
N(T) = {(x,y) E R2/ (2x,3x) = 0} = {(x,y) E R2/ x = 0} = {(0,y) E R2}.

A partir desta definição, se define a injetividade nas aplicações lineares. Quando uma transformação linear qualquer T é injetora, seu núcleo possui dimensão igual a zero, ou seja, T(u) = 0U apenas se u = 0U. Assim, N(T) = {0} quando T é injetora. No exemplo 1, T não é injetora pois dim [N(t)] = 1. Veja mais um exemplo:

2 – Sendo T: R3 Þ R3 dada por T(x, y, z) = (x - y, 2x + y, x + 5y) um operador linear. T é injetora?

Através de nossa definição, analisaremos o núcleo de T.
N(T) = {(x, y, z) E R3 / T(x, y, z) = 0) = {(x, y, z) E R3 / (x - y, 2x + y, x + 5y) = 0}
N(T) = {(x, y, z) E R3 / x – y = 0, 2x + y = 0, x + 5y = 0}
N(T) = {(x, y, z) E R3 / x = y , 3y = 0, x = -5y) = {(x, y, z) E R3 / x = y = 0}
N(T) = {(0, 0, z) E R3}.
Como dim [N(T)] = 1, T não é injetora. Note que quando uma das componentes de um vetor não é usada pela aplicação linear, se torna variável livre no conjunto N(T) e amplia a sua dimensão em uma unidade, impedindo que este possua dimensão 0 e indicando que T não é injetora.

Imagem é o conjunto de todos os vetores resultantes da aplicação de T pertencentes ao espaço vetorial contradomínio. Ou seja, dada T: U Þ V; a imagem é o conjunto Im(T) = {v E V / T(u) = v} Veja um exemplo:

3 – Sendo T: R3 Þ R3 dada por T(x, y, z) = (x + y, 2x, z + 5y) um operador linear. Que conjunto representa a imagem de T?

Através de nossa definição, formularemos Im(T).
Im(T) = {(x, y, z) E R3 / T(x, y, z) = (x + y, 2x, z + 5y)}. Chamando (x, y, z) de v, temos:
Im(T) = {v E R3 / T(v) = (x + y, 2x, z + 5y)}.

Análogo ao conceito usual de sobrejetividade, uma transformação linear é sobrejetora se a imagem for igual ao contradomínio. Explicitando esta afirmação em condições, sendo T: U Þ V uma aplicação linear:

i) Im(T) é um subespaço vetorial de V;
ii) T é sobrejetora se, e somente se, Im(T) = V, isto é, dim [Im(T)] = dim V.

Vejamos mais um exemplo: 

4 – Dada a transformação linear T: R3 Þ R3 dada por T(x, y, z) = (2x + y, x, y -z), sendo v = (x, y, z), esta é sobrejetora?

Descobrimos a imagem de T:
Im(T) = {v E R3 / T(v) = (2x + y, x, y -z)}
Depois, encontraremos um conjunto gerador para o subespaço Im(T).
Im(T) = {v E R3 / T(v) = (2x + y, x, y -z)} = {v E R3 / T(v) = (2x, x, 0) + (y, 0, y) + (0, 0, -z)}
Im(T) = {v E R3 / T(v) = x(2, 1, 0) + y(1, 0, 1) + z(0, 0, -1)} = [(2, 1, 0), (1, 0 ,1), (0, 0, -1)]
O conjunto gerador de Im(T) é {(2, 1, 0), (1, 0,1), (0, 0, -1)}.
Após escalonar os três vetores do conjunto gerador, pelo método prático mostrado no post ‘Como saber se um conjunto é Linearmente Independente’, descobrimos que estes três vetores são linearmente independentes. Assim, o conjunto B = {(2, 1, 0), (1, 0,1), (0, 0, -1)} é base para Im(T) e, por conseguinte, dim [Im(T)] = dim R3 = 3. Desta forma, T é sobrejetora, conforme queríamos verificar. □

Postar um comentário

8 Comentários

  1. Olá, parabéns pelo conteúdo. Minha dúvida é que, se uma transformação é injetora, automaticamente será sobrejetora e, consequentemente, bijetora? Porque tem um teorema: dim[Im(T)]+dim[ker(T)]=dim(V).
    Esse teorema só se aplica a transformações bijetoras?
    Valeu 👍

    ResponderExcluir
  2. Olá. 'Unknown'! Não se esqueça que estamos tratando de uma forma especial de função, porém tratando de vetores. Ser Injetora não significa ser bijetora e, consequentemente sobrejetora. É preciso ter cuidado com estas implicações!

    ResponderExcluir
  3. Olá Mestre, eu tenho uma dúvida: Se eu tenho uma função do F:R³->R dada por F(x,y,z) = x+y-z, no caso, a dimensão da imagem seria 1 e como seria a base desse conjunto imagem? Seria um único vetor? Por exemplo (1,1,-1). Obrigado pela atenção e parabéns pelo conteúdo.

    ResponderExcluir
  4. Olá, obrigado por sua visita, @deividwesley_2010! A base não pode ser apenas um único vetor, pois sempre podemos realizar a decomposição com a base canônica.

    ResponderExcluir
  5. Se tratando de vetores e de uma transformação linear de T : U - V; R3 - R2;
    Nós sabemos que está só será sobrejetora se a dim[Im(T)] = dim[V] certo? Logo, a dimensão da imagem teria que ser 0 para ser sobrejetora. No entanto, ao se tratar do teorema do núcleo e da imagem sabemos que dim[Im(T)] + dim[Nu(T)] = dim[U] já que a imagem e o núcleo são subespaço vetoriais do contra domínio, logo, caso o núcleo fosse 0 o que determina que a TL seria injetora, este teorema não iria prosseguir, contanto caso o núcleo não fosse 0 o teorema iria prosseguir e obteríamos a igualdade. Sendo assim, podemos afirma que é uma forma determinante da consideração objetiva ou sobrejetiva?

    ResponderExcluir
  6. Olá. No momento não pude entender claramente sua pergunta. Pode ser necessário buscar ajuda com monitor ou professor universitário na área. Desculpe não poder ajudar.

    ResponderExcluir