Ésteres

Química Orgânica 

Ésteres são compostos que apresentam o grupo carboxila ligado à dois radicais orgânicos. O grupo funcional é R-COO-R’ em que R e R’ não são radicais necessariamente iguais.


Quanto às propriedades físicas, muitas indicam que compõem óleos e gorduras. São líquidos voláteis, incolores e de odor agradável (em massas moleculares menores), líquidos viscosos, xaroposos e gordurosos (em massas moleculares médias), sólidos com aspecto de cera (em massas moleculares maiores); praticamente não apresentam polaridade molecular (apolares); insolúveis em água (pois o caráter polar da água é altíssimo, o que define esta insolubilidade), solúveis em álcool; pontos de fusão e ebulição inferiores aos de ácidos e álcoois de mesma massa molecular, pois não apresentam pontes de hidrogênio.
São obtidos a partir de reações de esterificação de ácidos carboxílicos.
Quanto à aplicação, são usados como flavorizantes artificiais (do inglês: flavor = sabor + aroma). Apesar que pensemos que o olfato não possui conexão com o paladar, parte daquilo que sentimos ao degustar um alimento se deve ao conjunto de sabor e aroma, onde os flavorizantes atuam. Naturalmente, os ésteres são encontrados como óleos vegetais e gorduras.
Para nomear, um éster, de acordo com a nomenclatura IUPAC, usamos o nome do ácido, retirando o sufixo oico, + ato de + grupo orgânico substituinte + ila.
Alguns exemplos de ésteres, com suas fórmulas moleculares ou estruturas criadas por computação gráfica:

- Propanoato de etila:



- Etanoato de isobutila: Usado como flavorizante de morango.



- Linoleato de metila / éster de metila do ácido linoleico: produzido do óleo de soja ou canola e metanol.



- Butanoato de butila: Usado como flavorizante de damasco.



- Estearato de metila / éster de etila: produzido do óleo de soja ou canola e etanol.



 

Veja também: (Química) Éteres

 

>> Gostou desta postagem? Compartilhe!

Postar um comentário

0 Comentários