O que fez Manuel Deodoro da Fonseca?

Biografia 

Manuel Deodoro da Fonseca nasceu em uma região do município de Alagoas, atualmente Deodoro (AL), foi Marechal do Exército Brasileiro entre os anos 1827 a 1892, proclamador da República, chefe do Governo Provisório e presidente eleito pelo Congresso em 1891.
No Rio de Janeiro, cursou a Escola Militar. Como tenente, combateu a Revolução Praieira, em 1848, no estado de Pernambuco. Durante a Guerra do Paraguai foi Capitão, chegando ao cargo de brigadeiro no ano de 1874, sendo elevado a marechal-de-campo em 1884. Em sua atuação política, foi o principal responsável pelas Questões Militares, que levariam ao regime republicano, juntamente com outros fatores.
Foi o líder do movimento que culminou na Proclamação da República em 15 de novembro de 1889 (ano seguinte à abolição da escravatura), sendo o responsável pelo governo provisório. Entre seus atos de governo, mandou redigir o projeto da constituição de 1891. Neste mesmo ano, foi eleito Presidente da República, em 25 de fevereiro, com a vantagem de apenas 32 votos sobre Prudente de Morais.
Entretanto, mesmo com o sucesso do movimento republicano, Marechal Deodoro da Fonseca sofreu forte oposição política, tentando um golpe de estado que fracassou, incluindo o fechamento do Congresso. Com tal sorte, renunciou ao cargo de Presidente, passando-o ao seu substituto, o vice Floriano Peixoto. Faleceu no Rio de Janeiro, em 23 de agosto de 1892.

Veja também: (História) Independência Política Brasileira
 


>> Gostou desta postagem? Compartilhe!

Postar um comentário

0 Comentários