O que fez Gaspard Monge?

Biografias
 

Gaspard Monge é o pai da Geometria Descritiva. Nasceu na França em 1746 e se destacou na criação deste e outros novíssimos ramos da Matemática, trabalhando como Professor. Seu pai era mascate e amolava facas em sua cidade natal, Beaune.
Desde pequeno possuía grande criatividade, já se demonstrando um grande inventor. Por suas qualidades, foi descoberto por um militar que o levou para a Escola Militar, onde trabalhou como desenhista, primeiramente. Mais tarde, tornou-se renomado professor, além de elaborador de várias publicações didáticas destinadas às Universidades Europeias e Estadunidenses. Somente com suas notas de aula, foram publicadas as obras Géométrie descriptive e Feuilles d'analyse appliquée à la géométrie.
Desenvolvendo novos métodos de representação de fortificações, criou os alicerces da Geometria Descritiva. Nesta mesma época, há registros de trabalhos seus com diferenciais para descobrir a curvatura de uma superfície. Química e Física foram outros ramos no qual se interessou, inclusive trabalhando com Lavoisier.
Identificou-se plenamente com os ideais da Revolução Francesa, foi Ministro da Marinha por pouco tempo, por não se agradar com o cargo. Implantou o Sistema Decimal de Pesos e Medidas, juntamente com matemáticos e físicos de alto calibre também, como Lagrange e Carnot. Grande admirador de Napoleão Bonaparte, foi grande amigo do líder político que, como muitos líderes ambiciosos e desmedidos, derrocou ao tentar invadir o solo russo.
Após retornar à França, em 1799, entrou para o Senado. Mais tarde, já no ano de 1808, foi nomeado Conde de Péluse por Napoleão. Saiu da França após a primeira queda do imperador, retornando após a volta de Bonaparte e perdendo títulos e honrarias com a queda definitiva e a volta dos Bourbons ao poder. Faleceu no ano de 1818 por problemas cardíacos.
 


  

 

Þ Gostou desta postagem? Usando os botões abaixo, compartilhe com seus amigos!

Postar um comentário

0 Comentários