Topografia (II)

Ideias sobre o modelo Elipsoidal

 

Baseados no modelo elipsoidal surgem alguns elementos de referência que dividem a Terra e permitem localização dos diferentes pontos da superfície. O primeiro elemento é a linha dos polos ou eixo de rotação da terra, que une os polos Norte e Sul. No plano normal a esta linha, na interseção com a extremidade da Terra, está a linha do Equador, que é o círculo máximo da Terra. Em planos paralelos ao plano normal à linha dos polos estão os trópicos, cujos principais são o Trópico de Capricórnio e o Trópico de Câncer. Os meridianos são secções elípticas cujos eixos maiores são a linha dos polos. O principal deles é o Meridiano de Greenwich.
A vertical do lugar é a linha que une um ponto da superfície da Terra ao centro da Terra, no ponto médio da linha dos polos. Ela indica a direção da força gravitacional. A materialização desta linha ocorre através dos fios de prumo dos teodolitos, estações totais, níveis, etc. A vertical do lugar possui dois pontos que merecem destaque: o Zênite (Z), que se localiza no sentido infinito superior; e o Nadir (Z’), que se localiza no sentido oposto, em direção ao infinito negativo. As medidas verticais de ângulos de alguns equipamentos possui um destes dois pontos como referência.
A reta normal ao elipsoide possui como única característica importante o fato de que possui um pequeno desvio em relação à vertical do lugar. O plano horizontal do observador consiste no plano tangente a um ponto qualquer da superfície topográfica ou da superfície terrestre.
A latitude (φ) é o ângulo entre um ponto qualquer da superfície terrestre e o plano da linha do Equador. Sua contagem varia positivamente de 0 a 90° no hemisfério Norte e de -90° a 0 no hemisfério Sul, ou o valor em módulo juntamente com a direção. As latitudes dos trópicos notáveis são: Trópico de Capricórnio (φ = 23°23'S) e Trópico de Câncer (φ = 23°23'N).
A longitude (λ): de um ponto da superfície da Terra é o ângulo formado entre o meridiano de Greenwich (Inglaterra), e o meridiano do lugar (aquele que passa pelo ponto em questão). Sua contagem é feita de 0° a 180°, positivamente para oeste (W / O) e negativamente para leste (E / L).
As coordenadas geográficas são os pares ordenados contendo latitude e longitude, da forma (φ, λ). Estes pares ordenados dependem do elipsoide de referência utilizado. Outro sistema de coordenadas, usado na Topografia, é o sistema UTM, o qual será elucidado em posts posteriores.
Veja no próximo post desta série os tipos de grandezas medidas em topografia, entre outras informações.
 

Você também pode gostar de: (Variedades) Topografia (I).

 

 

Þ Gostou desta postagem? Usando os botões abaixo, compartilhe com seus amigos!

Postar um comentário

0 Comentários