Algumas funções de calculadoras científicas (V): trabalhando com ângulos e conversões com potências.

Matemática

Em nossa série sobre funções de calculadoras científicas (Casio FX82MS, hp 10s e similares), já mostramos como operar graus, vendo na forma de decimais de grau ou graus, minutos ou segundos. Começaremos mostrando como usar e calcular em radianos ou grados, podendo usar as três unidades, ou definindo uma padrão. Depois, falaremos sobre como mover potências de dez em passos mais rápidos, escrevendo valores conforme a potência de dez escolhida.


Para trabalhar com ângulos, são diferentes opções possíveis. Primeiramente, está definida uma unidade, que pode ser o grau, o radiano ou o grado. Essa unidade pode ser alterada com a sequência:
- MODE; MODE;
- 1 (Deg) para graus (Degrees);
- 2 (Rad) para radianos;
- 3 (Grad) para grados.
Essa unidade se torna a padrão em qualquer resposta angular feita na calculadora, com indicação em ícone escuro com as letras D, R ou G na porção superior do monitor. Mas, se por ventura você precisar fazer apenas um cálculo com outra unidade que não a sua padrão, será preciso trocar e destrocar de unidade? A resposta é não.
Estando a calculadora em graus, por exemplo, você pode operar uma vez em radianos sem trocar a configuração geral. Por exemplo, se você deseja saber o seno de 0,67 radiano, você pode fazer o seguinte:
- Digite sen e 0,67, normalmente;
- Aperte SHIFT e depois Ans;
- Escolha a opção 2 (R);
Note que surgirá um ícone com um r sobrescrito, como se fosse um fator de conversão para a calculadora trabalhar com sua unidade definida, fornecendo a resposta desejada ao clicar =, que é de 0,63
Indo mais além, com a combinação SHIFT+ Ans é possível operar com unidades diferentes de ângulo e obter resposta na unidade padrão.
Agora, iremos falar sobre as conversões entre potências de dez. Isso pode parecer inútil a princípio, mas como as unidades do Sistema Internacional de Unidades são múltiplas e submúltiplas de dez, pode ser interessante para converter para unidades maiores ou menores. A tecla ENG funciona como um conversor em produto de potência de dez com expoente subtraído de 3, ou seja, divide por 10³. Isso pode servir para converter um valor em milímetros para metros, por exemplo. E as conversões inversas também podem ser feitas, usando a combinação SHIFT + ENG, somando três ao expoente da potência de dez a cada repetição dela; esse recurso permite converter de quilonewton para newton, por exemplo.






Þ Gostou desta postagem? Usando estes botões, compartilhe com seus amigos!

Postar um comentário

0 Comentários