Algumas curiosidades sobre... a Páscoa

Curiosidades

Páscoa é um tempo de reflexão religiosa, de diversão para as crianças, de esperança, de vida nova. Mas, muitas coisas interessantes marcam esta data especial, de acordo com o local e o contexto histórico. O primeiro fato interessante é de que a Páscoa não surgiu com a morte e ressurreição de Jesus, sendo uma data já celebrada. E mais:

[Imagem: Guia de Niterói]




- No hemisfério Norte, a festa de Páscoa era realizada com o objetivo de celebrar a chegada da Primavera, de modo que templos e demais edificações recebiam decoração cheia de flores. Hoje, ainda são usadas as flores, que passaram a significar a pureza de Jesus (sendo a principal a flor branca do lírio-da-páscoa).

- Outra motivação da comemoração pascal era a chegada da deusa da fertilidade, chamada de Ishtar ou Eostre. Segundo reza a lenda, um grande ovo caiu no Rio Eufrates, sendo o 'veículo', digamos assim, usado pela deusa para descer à Terra.

- Na religião católica, o tempo de quaresma, que precede a Páscoa, tem como um de seus símbolos as vestes na cor roxa, que simboliza momentos de reflexão e crescimento espiritual.

- Esconder ovos, pintá-los e recheá-los é uma tradição alemã. As decorações especiais para comemorar a data, idem. Porém, os ovos usados eram os de galinha, em uma variedade de cores e desenhos. Atualmente, só mesmo ovos de avestruz para moldar ovos no tamanho em que se compra no supermercado.

- O chocolate também não foi o recheio unânime em todos os tempos nos ovos. Doce de leite também foi bastante usado para rechear ovos de Páscoa feitos com cascas de ovos de galinha.

- Já na Armênia, os ovos eram não comestíveis, sendo pintados com figuras religiosas como Nossa Senhora/ Maria ou Jesus. Estes ovos eram um presente pascal.

- Um dos significados mais fortes da Páscoa é o de união. O espírito maravilhoso de alegria ao domingo, após toda a reflexão causada pela Paixão de Cristo, contagia a todos.


Você também pode gostar de: (Variedades) O que os ovos têm a ver com o real significado da Páscoa?





Þ Gostou desta postagem? Usando estes botões, compartilhe com seus amigos!

Postar um comentário

0 Comentários