Arroz-doce aromatizado

Receita

Para fazer um delicioso arroz-doce, também chamado de arroz-de-leite, são necessários poucos ingredientes, e ingredientes acessíveis, ao alcance de qualquer dona de casa. É uma sobremesa de personalidade, que permite diferentes variantes com o acréscimo de alguns elementos, mas não deve, de preferência, ser servida junto com outras sobremesas. Para a receita básica:

- 1 xícara de chá de arroz branco;
- 1,5 litro de leite;
- 4 gemas;
- 3/4 de xícara de açúcar;
- 1 pitada de sal;

- casca de laranja ou limão.

[Com um pouco de criatividade, tudo fica mais gostoso! Imagem: Na minha panela]


Separados os ingredientes, comece escaldando o arroz e escorrendo a água. Em seguida, leve o leite ao fogo. Quando levantar fervura, junte o arroz e cozinhe em fogo baixo, até que este fique cozido e úmido. Então, acrescente o açúcar, a pitada de sal e a casca.
Em recipiente separado, bata as gemas e vá acrescentando o arroz, agora fora do fogo, e misture bem. Por mais alguns minutos, leve novamente ao fogo, mas sem deixar secar, pois a consistência é cremosa.
Para cobrir, há várias opções. A mais tradicional é polvilhar canela sobre o doce. Também podem ser usados confeitos coloridos ou polvilhar chocolate em pó para alegrar as crianças. Para paladares mais adultos, mantendo a leveza do prato, pode-se picar nozes, damascos secos, uvas passas ou ameixas secas. Para manter o arroz-doce mais sóbrio, se pode cobrir com raspas da fruta correspondente ao sabor escolhido. Não é usual usar cravo-da-índia neste doce.
O rendimento é de seis porções.



Você também pode gostar de: (Receitas) Torta Magnífica






Þ Gostou desta postagem? Usando estes botões, compartilhe com seus amigos!

Postar um comentário

0 Comentários