O que é Coeficiente de Solubilidade?

Química

Em uma solução, existem dois elementos básicos, o solvente e o soluto. Em termos mais simples, soluto é a substância que se encontra dissolvida no solvente. Todavia, como tudo, existe um limite de dissolução, dado pelo coeficiente de solubilidade, que é o limite de solubilidade de um soluto em relação a um solvente, a uma dada temperatura. O estado físico do solvente também influi.


Em diferentes reações químicas, como na formação de minerais a partir de soluções, ocorrem os fenômenos de saturação ou de precipitação, extrapolado o coeficiente de solubilidade. Na formação de sulfatos (gipsita, anidrita) ou de halogenetos (halita, silvita), ocorre evaporação de solvente, de modo que o coeficiente de solubilidade por evaporação é ultrapassado, gerando cristais destes minerais.
Outro exemplo, agora envolvendo a formação de precipitado, é a reação entre solução contendo sulfato de cálcio (CaSO4) com outra contendo carbonato de bário (BaCO3), que gera barita (BaSO4). A barita possui coeficiente de solubilidade bem menor que os anteriores, formando, por isso, o precipitado que gerará o mineral barita, cristalizando mais tarde.
Mais um exemplo de formação de mineral, por precipitação, ou seja, por redução do coeficiente de solubilidade, é quando o gás sulfídrico passa por solução contendo íons positivos (cátions) de ferro, cobre, zinco, entre outros, o que gera precipitados que, mais tarde cristalizam e formam pirita (FeS2), esfalerita (ZnS), calcopirita (CuFeS2), etc. Dentre elas, a principal é a pirita ou ouro-de-tolo, cuja diferenciação do ouro é feita por um teste de riscagem em porcelana. Encontra-se pirita comumente em jazidas de carvão, sendo um rejeito que reage com água formando ácido sulfúrico.
Quando o coeficiente de solubilidade é muito baixo, ou mesmo nulo, temos a condição de material insolúvel. Vale ressaltar que a temperatura, na maioria dos casos, influencia aumentando o coeficiente de solubilidade, até certo ponto, na mudança de fase, em que pode ocorrer precipitação.


Você também pode gostar de: (Química) Miscibilidade e Solubilidade





Þ Gostou desta postagem? Usando estes botões, compartilhe com seus amigos!

Postar um comentário

0 Comentários