Síntese datada das conquistas das mulheres brasileiras

História

A conquista dos direitos das mulheres não foi algo que aconteceu de forma instantânea, sendo um processo que durou anos e anos e ainda segue em curso. Prova disto é o intervalo de tempo em que as conquistas de maior destaque na História ocorreram. Veja a linha do tempo abaixo:

CONQUISTAS DAS MULHERES



1832 – Nísia Floresta publica o primeiro livro em defesa dos direitos das mulheres.
1887 – Rita Lobato Velho Lopes é diplomada médica, a primeira no Brasil.
1927 – Celina Guimarães Viana passa por alistamento, sendo a primeira eleitora de nosso país (o direito ao voto foi um longo caminho, que não foi tão democrático como se dizia, tanto que os homens o conquistaram primeiro).
1928 – Alzira Soriano Teixeira é nomeada pelo governador do Estado como a primeira prefeita municipal Brasileira, comandando a cidade norte riograndense de Lages.
1932 – O direito de voto foi garantido às mulheres brasileiras. Neste mesmo ano, Maria Lenk foi a primeira atleta a participar de um delegação brasileira para os Jogos Olímpicos.
1945 – A igualdade de direitos homem-mulher é reconhecida pela Carta Magna Brasileira.
1958 – A primeira prefeita eleita por voto popular é Aldamira Guedes Fernandes, com 59% dos votos, na cidade de Quixeramobim.
1983 – Os primeiros conselhos estaduais da condição feminina são criados.
1985 – Neste ano, surgem as delegacias de atendimento especializado à mulher, bem como o Conselho Nacional dos Direitos da Mulher.
1994 – A primeira governadora de estado é eleita, no Maranhão: Roseana Sarney.
1998 – Roseana segue com o pioneirismo, sendo a primeira mulher reeleita para esta cargo.
2003 – Criação da secretaria de políticas para as mulheres.
2004 – Ocorre a primeira Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres.
2005 – No ano seguinte, é lançado o programa pró-equidade de gênero e raça, e a criação do ligue 180.
 2006 – Foi sancionada a Lei Maria da Penha, que deu poder à mulher agredida, mas nem sempre é plenamente utilizada, por sua aplicação muitas vezes envolver alguém com que se têm muito envolvimento, mas que se gostasse de verdade da mulher, não a agrediria.
2010 – A primeira presidenta do Brasil, Dilma Rousseff.
2012 – Prêmios para prestigiar trabalhos de mulheres foram lançados, como o ‘Mulheres Negras contam suas histórias’ e ‘Mulheres Rurais que produzem o Brasil sustentável.’
2013 – Já no ano seguinte, surgem mais programas de incentivo às mulheres: ‘Meninas e jovens fazendo ciências exatas, engenharias e computação’ e ‘Mulher, viver sem violência’.  


Você também pode gostar de: (História) Segunda Guerra Mundial - Síntese Datada





Þ Gostou desta postagem? Usando estes botões, compartilhe com seus amigos!

Postar um comentário

0 Comentários